segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Afinal o que é a chuva ácida ?

A queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, gera, entre outros poluentes, o dióxido de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogênio (NO e NO2, genericamente denominados NOX), que são dois dos principais ingredientes para a formação da chuva ácida. Ocorre que estes gases reagem com o vapor d’água presente na atmosfera, transformando-se então nos ácidos sulfúrico (H2SO4) e nítrico (HNO3) diluídos, dando então origem, quando de sua precipitação atmosférica, ao que chamamos de chuva ácida.
São as seguintes as equações das reações que originam os ácidos sulfúrico e nítrico, respectivamente, consumindo oxigênio e água atmosféricos:

SO2 + ½ O2 + H2O --> H2SO4

NO + NO2 + O2 + H2O --> 2 (HNO3)

Outras reações químicas, responsáveis pela maior quantidade de ácidos suspensos no ar, são discutidas no livro "A Chuva Ácida e os seus Efeitos sobre as Florestas".

A denominação “chuva ácida”, por ser uma expressão mais simples, é comumente empregada para se referir a muitos tipos de precipitações ácidas. Na verdade, a precipitação ácida na forma de chuva é apenas uma das várias formas de precipitações ácidas que podem ocorrer: também devem ser considerados a neve, granizo e neblina ácidos.

Um comentário:

Erika Morais disse...

Adorei o trabalho!
Fiicou muito bom1
Parabéns!
Erika